quarta-feira, 12 de outubro de 2011


alileu Galilei

JOSÉ ROBERTO V. COSTA
O Universo é tudo para nós

Galileu Galilei (1564-1642)
Galileu nasceu em 15 de fevereiro do ano de 1564 na cidade de Pisa, Itália, no mesmo século em que morreu o monge polonês Copérnico (1473-1543) e nasceu o excêntrico dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601) e o alemão Johannes Kepler (1571-1628), que por ter arquitetado as três leis mais importantes do movimento planetário ficou conhecido como o “legislador dos céus”.

Porém, diferentemente destes, que sempre mantiveram fortes laços com a mística da Idade Média, Galileu ousou romper com a filosofia do grego Aristóteles (384-322 a.C), tão em voga entre os intelectuais da Europa de 400 anos atrás, quando a maioria das pessoas trabalhava na agricultura ou eram artesãos, e pouquíssimas crianças iam à escola.

Contrariando a vontade de seu pai, Galileu não se tornou comerciante nem muito menos religioso. Matriculou-se aos 17 anos da Universidade de Pisa, onde se revelou um brilhante aluno de medicina. Esse interesse, no entanto, sucumbiria quando Galileu descobriu o grande candelabro dependurado no teto da catedral de Pisa. Usando as batidas de seu próprio coração para medir o tempo, ele observou que o movimento do candelabro se completava sempre no mesmo período, não importando a amplitude da oscilação.
A tradição aristotélica
NAQUELA MESMA ÉPOCA, uma aula de geometria na universidade fez com que seu interesse migrasse para a Física. Galileu abandona a universidade em 1585 sem se tornar médico e começa a estudar matemática. De suas meditações sobre lâmpadas suspensas e oscilantes surgiram as leis do pêndulo – e destas, mais tarde, a invenção do relógio de pêndulo, pelo holandês Christiaan Huygens (1629-1695).
A luneta de Galileu.
Ocupando a cátedra de matemática no “Studio de Pádua”, Galileu realizou várias experiências sobre o problema de queda dos corpos. Para demonstrar que Aristóteles estava errado quando afirmou que “a velocidade de um corpo em queda é razão direta de seu peso”, realizou experiências com bolas de ferro rolando sobre um plano inclinado.

Galileu aperfeiçoou a luneta, inventada pelo holandês Hans Lippershey (1570-1619) e em 1610 observou montanhas e crateras na Lua, manchas no Sol e quatro satélites em volta de Júpiter. Suas descobertas tiraram a importância do Homem como centro do Universo, maculando a perfeição dos céus.

Ao criticar abertamente a física aristotélica e o sistema geocêntrico de Ptolomeu (127-145 d.C.), o sábio italiano acabou recebendo sua primeira advertência formal da Inquisição, que condenava as teorias sobre o movimento da Terra e proibia o ensino do sistema heliocêntrico de Copérnico. Quando em 1632 Galileu publicou seu polêmico “Diálogo sobre os dois maiores sistemas do mundo”, logo recebeu uma ordem para se apresentar em Roma.
A condenação
APÓS TRÊS MESES de exaustivas sessões de interrogatório, Galileu foi acusado pelo Tribunal do Santo Ofício e, em 22 de junho de 1633, obrigado a renegar sua certeza de que a Terra não estava imóvel no espaço, utilizando a frase “abjuro, maldigo e detesto os citados erros e heresias”. Galileu teve sua obra proibida e foi condenado à prisão domiciliar perpétua.
Não foi preso nem torturado. SeuPIOR INIMIGO foi seu próprioTEMPERAMENTO
Assim mesmo considera-se que o tratamento dispensado a Galileu foi notadamente brando considerando os padrões da Inquisição. Galileu já estava velho e não foi encarcerado um único dia, nem foi torturado. Seu processo não se compara ao de outro italiano, o jovem Giordano Bruno (1548-1600), primeiro filósofo a afirmar que deveria haver vida em outros lugares do Universo – brutalmente torturado e queimado vivo em praça pública.

A condenação de Galileu foi uma tentativa de salvar o geocêntrismo, chave da escolástica, a grande síntese entre a filosofia de Aristóteles (século IV a.C.) e a doutrina cristã que dominou o pensamento europeu durante a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV). Seu processo permaneceu arquivado por longos 350 anos. Somente em 1983 o papa João Paulo II admitiu os erros da Igreja e o absorveu.
O homem e o mito
GALILEU FALECEU COM QUASE 78 ANOS, em 6 de janeiro de 1642. Sua importância vai muito além do histórico confronto com a Inquisição. Em torno dele criaram-se muitas lendas e equívocos.

Amigo pessoal do Papa que o condenou, seu pior inimigo, na verdade, foi seu próprio temperamento. Galileu muitas vezes se mostrava alegre e comunicativo. Nunca se casou, mas teve quatro filhos. Porém, quando discutia suas idéias era sarcástico, cínico e orgulhoso. Desgastou-se em demasia apenas atacando supostos rivais.

Hoje, muitos o admiram por coisas que jamais fez, como inventar o telescópio, o termômetro ou o relógio de pêndulo. Também nunca atirou pesos do alto da torre de Pisa para demonstrar que corpos de massas diferentes caem com a mesma velocidade.

Sua maior contribuição à ciência está no estabelecimento das bases do pensamento científico moderno, o método experimental, ressuscitado dos tempos do velho Arquimedes. É por isso que Galileu Galilei ainda é considerado por muitos como o "pai" da Física Moderna.
http://galileuosite.blogspot.com/
http://astro.if.ufrgs.br/bib/bibkepler.htm

 
GALILEU GALILEI
Quando Galileu começou as suas observações com o telescópio, finalmente começaram a aparecer argumentos definitivos contra o modelo geocêntrico. Galileu não foi provavelmente o primeiro a utilizar um telescópio para observar os céus, cabendo essa honra provavelmente a Thomas Harriot, na Inglaterra, ou a Simon Marius, na Alemanha. No entanto, Galileu fez evoluir o telescópio até uma ampliação superior a 20x e apresentou os céus no livro Sidereus Nuncius de uma forma que nunca antes havia sido vista, fruto de uma observação meticulosa do céu ao longo de muitas noites consecutivas.Galileu conhecia os trabalhos de Kepler, pois foram-lhe enviados pessoalmente, mas em nenhum momento tece qualquer comentário sobre os mesmos. Mas tal como muitos outros copernicanos, também Galileu não quis aceitar órbitas elípticas. Aceitá-lo seria renegar o De Revolutionibus Orbium Coelestium que começa com o teorema "1. O universo é esférico.", e que diz pouco adiante: "o movimento dos corpos é uniforme, perpétuo e circular ou composto de movimentos circulares".
Galileu compilou os resultados das observações que fez no livro Sidereus Nuncius (figura 1) (Mensageiro das Estrelas) em que descreve um céu pejado de estrelas, sendo a Via Láctea como uma quantidade imensa de aglomerados de estrelas.
As observações que Galileu fez da Lua, mostravam que esta não era esférica e cristalina mas antes um corpo imperfeito.






Figura 1 - Capa do livro Sidereus Nuncius.
 

terça-feira, 4 de outubro de 2011


Ancelmo Luiz Graceli

  • Sexo: Masculino

Meus blogs

Graceli - unificação - três pilares da cosmofísica
CÓDIGO GRACELI DA EXISTENCIALIDADE
CÁLCULO graceli escalar exponencial
TEORIAS GRACELI - unicidade e indeterminalidad...
revista brasileira de astronomia e física - GRACEL
CÓDIGO GRACELI DA NATUREZA - MAGNETO GRACELI.
Journal de la philosophie - graceli
cosmology - theory of astronomy - graceli
FAIXAS GRACELI
american journal of psichology - graceli
TEORIA GRACELI DE ENGENHARIA BIOLÓGICA
INDETERMINALIDAD... fenomênica e variab. Graceli
latin-american journal of physics - graceli
teoria GRACELI do universo da origem continuada
TEORIA DO UNIVERSO
brazilian journal of philosophy - graceli
indeterminalidad... de Graceli - segunda parte
cosmologia Graceli - aparência para o vermelho
latin american physicist phylosopher - Graceli
THEORY OF COSMOLOGY GRACELIANA.
TEORIA DE FÍSICA - graceli
latin-american journal of physics - graceli
RELATIVIDADE PARA DOZE DIMENSÕES GRACELI
FISICIDADE e quimicidade - Graceli
Brazilian philosopher physicis biologist astronome
American and Brazilian journal of physics -graceli
revolução de la ciência -graceli
theory of astronomy and cosmology - graceli
REVISTA BRASILEIRA DE BIOLOGIA - GRACELI
BRASILEIRO DESCOBRE AS FAIXAS E CAMADAS GRACELI
espaçoenergetico... -GRACELI
REVISTA BRASILEIRA DE FÍSICA - GRACELI.
European -american Journal of Science - GRACELI
teoria graceli de simetria biológica
SISTEMA GRACELI DE MUNDO
quatro dimensões de energia - graceli
FISICOLOGIA GRACELI
theory of cosmology graceliana
GRACELI cria código para substituir teoria -cordas
European -american Journal of Science - GRACELI
GRACELI - ASTRONOMIA DE INVISIBILIDADE
revista brasileira de matemática - graceli
American and Brazilian journal of physics -graceli
RELATIVIDADE GRACELIANA
biologia - psicologia - filosofia de graceli
TEORIA GRACELI DO UNIVERSO MAGNÉTICO E ASTRONOMIA
DEZESSEIS DIMENSÕES GRACELI
american journal of astrophysics - graceli
revista brasileira de psicologia e filos- graceli
espirais, discos, esferas por teorias de Graceli
GRACELI - tres formas de unificação de campo.
princípio Graceli para seis campos unifcados
BRAZILIAN SCIENTIFIC JOURNAL - graceli
revista brsileira de cosmologia - graceli
latin american philosopher - Graceli
GRACELI - tres formas de unificação de campo.
OS DOIS UNIVERSOS DE GRACELI E OITO DIMENSÕES
OITO DIMENSÕES GRACELI DE ENERGIA E UNICIDADE
BRAZIL -PHYSICS- Theory of physics - unification g
latin american phylosopher physicist -graceli
latin american journal of psichology - graceli
REVISTA BRASILEIRA DE FILOSOFIA - GRACELI
astronomia - astrogênese - astromorfologia graceli
astroficologia - espaçofisica - faixas graceli
ASTRONOMIA GRACELI recessionária e alternâncidade

Blogs que eu sigo